top of page

SAMOIEDA

O CÃO SORRISO

Características da raça samoieda

  • Nome no país de origem: Samoiedskaïa Sabaka.

  • País de Origem: Norte da Rússia e Sibéria.

  • Utilização: Tração de trenó e companhia.

  • Classificação F.C.I.: Grupo 5 - Cães do tipo Spitz e tipo Primitivo.

Comportamento

  • O Samoieda é inteligente, alerto, cheio de ação, mas acima de tudo mostrando carinho com todos. Amigável, aberto, alerta e cheio de vida. O instinto de caça é muito leve. Nunca tímido ou agressivo. Muito social e não pode ser usado como cão de guarda.

  • Convivendo com a tribo Samoieda durante muitos séculos, os cães desenvolveram um relacionamento maravilhoso com os seres humanos. Eles são inteligentes e independentes, dando e esperando carinho a um alto grau. 

  • O contato afetivo é muito importante a esta raça e, portanto, eles podem ser mantidos por um tempo no canil (separados dos humanos) mas eles precisam de atenção diária e ocasionais períodos mais longos de relações íntimas com as pessoas. 

Padrão da Raça

Aparencia geral

O Samoieda sendo essencialmente um cão de trabalho no qual deve ser forte, ativo e gracioso e como seu trabalho está normalmente em climas frios, seu casaco de pêlos deve ser pesado e resistente ao clima.


Ele não deve ter uma traseira fraca e fina, pois o tornaria praticamente inútil para seu trabalho legítimo. Os criadores devem seguir o tipo correto, um corpo não longo, mas musculoso, permitindo a liberdade, com um peito profundo e costelas bem desenhadas, pescoço forte orgulhosamente arqueado, frente reta e lombos excepcionalmente fortes. Tanto os machos quanto as fêmeas devem ter a aparência de ser capazes de uma grande resistência.


Um cão macho adulto deve ficar de 57 cm com tolerância de +/- 3 cm, e as fêmeas de 53 cm com tolerância de +/- 3 cm. 


As pernas devem ser moderadamente longas, um cão de pernas muito curtas deve ser obsoleto (deixar de ser usado). As áreas traseiras devem ser particularmente bem desenvolvidas, bem anguladas, e qualquer aparência de jarrete de vacas deve ser penalizada.


Forte, ativo, gracioso ... essas qualidades são absolutamente básicas para a raça e todo criador e juiz deve ter eles como prioridade na sua consciência ao considerar seus cães. 
A força vem do bom desenvolvimento muscular e ósseo, mas isso deve ser aliado à ação e à graça do movimento.

Cor: Branco puro, branco e biscoito e creme.
Embora o casaco branco puro seja o mais popular, a maioria dos proprietários de Samoieda de longa data aceitam a beleza e a qualidade de um cão delicadamente sombreado. Normalmente, um casaco sombreado tem textura mais dura e, se uma linha de sangue estiver desenvolvendo casacos muito macios, pode ser útil introduzir uma linha ligeiramente colorida.
Muitos cães desenvolvem algum sombreado de biscoito, à medida que envelhecem. Pequenos manchas de cor no frontface é referido como "manchas de chá" e é bastante aceitável, se não desagradávelmente intrusivo. As orelhas são geralmente o ponto mais comum para a coloração de biscoito e o uso de coloração de biscoito na reprodução é freqüentemente aliado a uma boa pigmentação.

Cabeça e orelhas:
Figura 1: cabeça e orelhas corretas.
Figura 2: incorreto formato de orelhas.
Figura 3: orelhas longas e muito pontudas.
Figura 4: orelhas muito afastadas.

Boca: 
Os dentes superiores devem apenas sobrepor os dentes inferiores em uma mordida de tesoura.
A colocação correta dos dentes pode ser vista facilmente, voltando os lábios imediatamente abaixo do nariz. Assim como as lâminas de tesoura se fecham uma atrás do outro, mas em contato muito próximo, então os dentes devem fazer o mesmo, com os dentes superiores sobrepondo o mais baixo.

Posteriores:
Figura 1: posteriores e ação das patas traseiras corretos.
Figura 2: Incorretos, muito próximos.
Figura 3: Incorretos, muito largo.

Posteriores:
Figura 1: Joelho bem angulado visto com a jarrete na vertical. (Angulo de 45 graus)
Figura 2: Joelho reto.
Figura 3: Jarretes de vaca. (Não aceitos)

Pés:
Figura 1: Corretos: pés longos, dedos levemente distribuídos.
Figura 2: Incorretos: Tipo de pé de gatos.
Figura 3: Almofadas finas demais.
Figura: Dedos muito esticados.

Cauda:
Figura 1: Tipo de cauda correta.
Figura 2: Incorreta: Muito apertada.
Figura 3: Incorreta: Muito enrolada.
Figura 4: Incorreta: Muito alta.
Figura 5: Incorreta: Cauda solta.
Figura 6: Incorreta: Muito baixa.

Movimento: 
1: Correto movimento visto de frente.
2: Incorreto: Movimento distante.
3: Incorreto: Muito próximo.

bottom of page